Información legal

Especificaciones Técnicas Interfaces de Acceso de Portugal

1. Informação Geral do Documento.

  • Objecto
    Este documento dá resposta ao disposto no artigo 30º do Decreto-Lei nº 192/2000 de 18 de Agosto, o qual transpõe a Directiva 1999/5/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 9 de Março, e portanto a documentação técnica aquí facilitada cumpre o disposto no artigo 4.2 da dita Directiva.
  • Ambito de Aplicação
    Nivel Físico do Interface de Acesso para equipamentos susceptiveis de serem ligados à rede de acesso BT.
  • Palavras Chave
    N/A.
  • Destinatários
    Entidades ou pessoas interessadas no conhecimento das características técnicas do Interface de Acesso à rede de acesso BT, quer para sua aplicação ao desenho de equipamentos terminais, quer como confirmação de compatibilidade para ligação à dita Rede de equipamentos terminais baseados nesta interface.
  • Documentação de Referencia
    Recomendação G.703 da ITU-T (Outubro 98)
  • Convenções
    N/A.
  • Glossário
    ITU: União Internacional de Telecomunicações

Introdução

Neste documento de especificação definem-se as características a que deve obedecer qualquer equipamento terminal destinado a suportar o serviço final de acesso mediante o Interface de Acesso objecto desta Especificação.

Na definição do Interface de Acesso descrever-se-á o interface físico em que se apoia o interface de acesso que oferece a rede BT.

O nível físico cobre os aspectos das características eléctricas, físicas e mecanicas do interface.

Os parágrafos anteriores não são mais do que descrições sumárias do que formalmente está nas Normas aceites e a que nos referiremos mais adiante, e que proporcionam o grau de detalhe suficiente para os fins de desenho de equipamentos a ligar em acessos do tipo objecto desta Especificação, ou de comprovação de conformidade do interfuncionamento Equipamento Terminal - Rede de Acesso.
 

2.      Especificação dos diferentes tipos de acesso.

  • Distinguem-se dois tipos de acesso em função do transporte que se vai proporcionar, não supondo diferenciação alguma do tipo de interface que se vai ter.
  • Acesso FO - Fibra Óptica
    O interface de nivel físico que a BT oferece aos utilizadores que se ligam à rede de acesso BT através de FO é G.703 com configuração não balanceada (75 W).
    Este interface ajusta-se sem outras adaptações proprietárias ou modificações ao conteúdo da seguinte recomendação:
    G.703- ITU-T, Outubro-1998, "Características físicas e eléctricas dos interfaces digitais hierárquicos."
  • Acesso RPP - Rádio Ponto a Ponto
    O interface de nivel físico que a BT oferece aos utilizadores que se ligam à rede de Acesso BT através de RPP é G.703 com configuração não balanceada (75 W) com ficha típica DIN 1.6/5,6 sobre o repartidor digital:
    Este interface ajusta-se, sem outras adaptações proprietárias ou modificações, ao conteúdo da seguinte recomendação:
    G.703- ITU-T , Outubro-1998, "Características físicas e eléctricas dos interfaces digitais hierárquicos."

Contacto